Testamento Vital

Um direito dos cidadãos

O Testamento Vital é um documento, registado eletronicamente, onde é possível manifestar o tipo de tratamento, ou os cuidados de saúde, que pretende ou não receber, quando estiver incapaz de expressar a sua vontade. O Testamento Vital permite, também, a nomeação de um ou mais procuradores de cuidados de saúde.

O registo do Testamento Vital, no Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV), permitirá a disponibilização atempada da informação constante no seu Testamento para consulta pelos médicos.

Como preencher o Testamento Vital?

Para simplificar o processo, o cidadão pode aceder à Área do Cidadão, descarregar o formulário com o Modelo de Diretiva Antecipada de Vontade (DAV), preencher e entregar no ACES ou ULS da sua área de residência. Desta forma, o Testamento Vital será registado no sistema informático da saúde, o RENTEV. O Registo Nacional do Testamento Vital mantém atualizada a informação relativa aos Testamentos Vitais, assegurando a sua disponibilização atempada, quando for necessário.

Como consultar o Testamento Vital?

Num contexto de urgência ou de tratamento específico, o médico assistente poderá consultar o Testamento Vital do utente, através do Portal do Profissional, garantindo assim que a vontade anteriormente expressa é cumprida. O próprio utente pode, através da Área do Cidadão, verificar se o seu Testamento Vital está correto, ativo, dentro do prazo, acompanhando todos os acessos que são feitos pelos médicos.

  • Pode fazer o download, imprimir e preencher o Modelo de Diretiva Antecipada de Vontade e entregar no ACES/ULS da sua área de residência, para registo na plataforma RENTEV (Registo Nacional do Testamento Vital):
  • Modelo da Diretiva Antecipada de Vontade (DAV)

Consulte também: