Portal do Utente

Integração na Plataforma de Dados de Saúde (PDS)
O Portal do Utente, que integra a Plataforma de Dados da Saúde, facilita a partilha de informação entre o utente, os profissionais de saúde e as entidades prestadoras de serviços de saúde. A PDS existe para melhorar a qualidade e eficiência da prestação dos cuidados nas instituições do Serviço Nacional de Saúde, atribuindo maior autonomia ao utente através do controlo e gestão da sua saúde.
No Portal do Utente pode monitorizar os seus dados de saúde de forma integrada e ter acesso, fácil e rápido, aos serviços disponibilizados online.
Saber mais

Conheça os benefícios

Marcar consultas

Marque as suas consultas e do seu agregado familiar através da internet, sem deslocações ao centro de saúde. Este serviço permite um atendimento mais rápido no Serviço Nacional de Saúde, evitando as filas de espera.

Renovar a medicação

Fale com o seu médico e renove a prescrição da sua medicação habitual através do Portal do Utente. Ao efetuar a renovação online pode levantar as suas receitas no seu centro de saúde.

Monitorizar a saúde

Desempenhe um papel ativo no seu bem-estar e faça uma gestão da sua saúde. No Portal do Utente é possível registar problemas, alergias, medicação ou hábitos. Pode controlar ao longo do tempo os parâmetros de saúde tais como o peso, altura, glicemia, a tensão arterial, entre outros e acompanhar a evolução do seu estado.

Consultar os dados de utente

Criado para identificar e registar os utentes do Serviço Nacional de Saúde o Portal do Utente permite consultar e atualizar informação.

Consultar os registos clínicos

Pode consultar a sua história clínica passada e presente, assim como todos os contatos com o Serviço Nacional de Saúde. Os registos clínicos são apresentados por episódio de cuidado de saúde, de forma cronológica. Para garantir segurança e a proteção dos dados, o acesso à sua informação clínica só é possível através do registo e entrada no Portal, com o cartão do cidadão.

Consultar o seu Testamento Vital

O Testamento Vital é um documento onde o cidadão pode inscrever os cuidados de saúde que pretende ou não receber e permite também a nomeação de um ou dois procuradores de cuidados de saúde. O cidadão, através do Portal do Utente, pode descarregar o formulário da DAV – Diretiva Antecipada de Vontade e posteriormente, preencher e entregar no Centro de Saúde ou na ULS da sua área de residência. Depois de ativado, pode visualizar o seu Testamento Vital e acompanhar todos os acessos que são feitos pelos médicos.

Partilha de informação com quem interessa

De forma a garantir a privacidade dos dados da sua saúde, pode gerir as autorizações e acompanhar o histórico de acessos ao seu perfil. Pode, ainda, partilhar os seus registos com os profissionais de saúde e garantir um melhor atendimento.

Cartão de Pessoa com Doença Rara

O Cartão de Pessoa com Doença Rara, criado pela Direção Geral de Saúde (DGS), permite que, em situações de emergência, os profissionais de saúde tenham acesso à informação relevante sobre os cuidados a ter no tratamento da pessoa com doença rara.

Pedir a isenção de taxas moderadoras

Preencha e submeta os pedidos de isenção de pagamento das taxas moderadoras no Portal do Utente. Aceda, também, a todo o seu histórico. Caso não seja utilizador, deverá registar-se para ter acesso a esta informação e efetuar o pedido. Para saber se é isento de taxas, pode efetuar uma simulação:
Faça uma simulação

Pesquise um prestador de cuidados junto de si

Pesquise um prestador de cuidados do Serviço Nacional de Saúde, junto de si.
Em caso de emergência contacto o 112

A opinião dos nossos utilizadores

Silhueta
Fiquei agradavelmente surpreendida com esta ferramenta web que nos ajuda a monitorizar a nossa saúde e facilita o acesso aos serviços disponibilizados pelo SNS. Experimentei e gostei, pois tem funcionalidades muito úteis...que tal experimentar também?
Ana Isabel José
Silhueta
Através deste portal (e do registo nele) podemos marcar consultas no nosso centro de saúde (evita que a pessoa se levante de madrugada) ou pedir receitas médicas, controlar a medicação que estamos/estivemos a tomar, entre outras coisa relacionadas com cada um sobre a sua saúde. Para aqueles que como eu não tem forma de estar constantemente a passar no centro de saúde dá imenso jeito.
Dora Lopes
Silhueta
Não conhecia o serviço. O resultado pessoal é amplamente positivo: apesar de algumas dificuldades iniciais, consegui tirar proveitos do portal em diversas ocasiões!
Tiago Artilheiro
Silhueta
O portal tem utilidade em vários aspetos e a informação que fica lá contida, pode ser útil no futuro.
Miguel Ribeiro

Últimas notícias sobre saúde

eBoletim Infantil e Juvenil

Portal do Utente | 27-04-2015
Disponível através do Portal do Utente e do Portal do Profissional.

Primeira vacina eficaz contra a Malária

Portal do Utente | 27-04-2015
Novas descobertas no combate à doença

Portugal e Luxemburgo unidos nos cuidados de saúde transfronteiriços

Portal do Utente | 21-04-2015
Sabia que Portugal e o Luxemburgo estabeleceram um acordo de colaboração relativo a serviços de saúde?
Ver notícias

Suporte

Em caso de dúvida, aceda ao suporte online ou contacte-nos.

Saiba mais sobre

  • Serviços electrónicos

    Conjunto de serviços que facilitam a sua interação com os profissionais de saúde e com o Serviço Nacional de Saúde (SNS)

  • Monitorização da saúde

    Funcionalidades de registo, monitorização e partilha de dados de saúde

Ainda não é utilizador do Portal do Utente?

Clique pela sua saúde