Portal do Utente

Integração na Plataforma de Dados de Saúde (PDS)
O Portal do Utente, que integra a Plataforma de Dados da Saúde, facilita a partilha de informação entre o utente, os profissionais de saúde e as entidades prestadoras de serviços de saúde. A PDS existe para melhorar a qualidade e eficiência da prestação dos cuidados nas instituições do Serviço Nacional de Saúde, atribuindo maior autonomia ao utente através do controlo e gestão da sua saúde.
No Portal do Utente pode monitorizar os seus dados de saúde de forma integrada e ter acesso, fácil e rápido, aos serviços disponibilizados online.
Saber mais

Conheça os benefícios

Marcar consultas

Marque as suas consultas e do seu agregado familiar através da internet, sem deslocações ao centro de saúde. Este serviço permite um atendimento mais rápido no Serviço Nacional de Saúde, evitando as filas de espera.

Renovar a medicação

Fale com o seu médico e renove a prescrição da sua medicação habitual através do Portal do Utente. Ao efetuar a renovação online pode levantar as suas receitas no seu centro de saúde.

Monitorizar a saúde

Desempenhe um papel ativo no seu bem-estar e faça uma gestão da sua saúde. No Portal do Utente é possível registar problemas, alergias, medicação ou hábitos. Pode controlar ao longo do tempo os parâmetros de saúde tais como o peso, altura, glicemia, a tensão arterial, entre outros e acompanhar a evolução do seu estado.

Consultar os dados de utente

Criado para identificar e registar os utentes do Serviço Nacional de Saúde o Portal do Utente permite consultar e atualizar informação.

Consultar os registos clínicos

Pode consultar a sua história clínica passada e presente, assim como todos os contatos com o Serviço Nacional de Saúde. Os registos clínicos são apresentados por episódio de cuidado de saúde, de forma cronológica. Para garantir segurança e a proteção dos dados, o acesso à sua informação clínica só é possível através do registo e entrada no Portal, com o cartão do cidadão.

Consultar o seu Testamento Vital

O Testamento Vital é um documento onde o cidadão pode inscrever os cuidados de saúde que pretende ou não receber e permite também a nomeação de um ou dois procuradores de cuidados de saúde. O cidadão, através do Portal do Utente, pode descarregar o formulário da DAV – Diretiva Antecipada de Vontade e posteriormente, preencher e entregar no Centro de Saúde ou na ULS da sua área de residência. Depois de ativado, pode visualizar o seu Testamento Vital e acompanhar todos os acessos que são feitos pelos médicos.

Partilha de informação com quem interessa

De forma a garantir a privacidade dos dados da sua saúde, pode gerir as autorizações e acompanhar o histórico de acessos ao seu perfil. Pode, ainda, partilhar os seus registos com os profissionais de saúde e garantir um melhor atendimento.

Cartão de Pessoa com Doença Rara

O Cartão de Pessoa com Doença Rara, criado pela Direção Geral de Saúde (DGS), permite que, em situações de emergência, os profissionais de saúde tenham acesso à informação relevante sobre os cuidados a ter no tratamento da pessoa com doença rara.

Pedir a isenção de taxas moderadoras

Preencha e submeta os pedidos de isenção de pagamento das taxas moderadoras no Portal do Utente. Aceda, também, a todo o seu histórico. Caso não seja utilizador, deverá registar-se para ter acesso a esta informação e efetuar o pedido. Para saber se é isento de taxas, pode efetuar uma simulação:
Faça uma simulação

Pesquise um prestador de cuidados junto de si

Pesquise um prestador de cuidados do Serviço Nacional de Saúde, junto de si.
Em caso de emergência contacto o 112

A opinião dos nossos utilizadores

Silhueta
Fiquei agradavelmente surpreendida com esta ferramenta web que nos ajuda a monitorizar a nossa saúde e facilita o acesso aos serviços disponibilizados pelo SNS. Experimentei e gostei, pois tem funcionalidades muito úteis...que tal experimentar também?
Ana Isabel José
Silhueta
Através deste portal (e do registo nele) podemos marcar consultas no nosso centro de saúde (evita que a pessoa se levante de madrugada) ou pedir receitas médicas, controlar a medicação que estamos/estivemos a tomar, entre outras coisa relacionadas com cada um sobre a sua saúde. Para aqueles que como eu não tem forma de estar constantemente a passar no centro de saúde dá imenso jeito.
Dora Lopes
Silhueta
Não conhecia o serviço. O resultado pessoal é amplamente positivo: apesar de algumas dificuldades iniciais, consegui tirar proveitos do portal em diversas ocasiões!
Tiago Artilheiro
Silhueta
O portal tem utilidade em vários aspetos e a informação que fica lá contida, pode ser útil no futuro.
Miguel Ribeiro

Últimas notícias sobre saúde

Mudámos o seu portal. Já reparou?

Portal do Utente | 19-12-2014
O Portal do Utente está diferente. Com um novo grafismo, a página de entrada no portal está mais agradável, contém mais informação e é mais fácil de usar. Além do novo aspeto, o Portal do Utente apresenta algumas novidades. Por exemplo, agora pode aceder ao simulador de isenção de taxas moderadoras.

Cuidado com o frio e com a gripe

Portal do Utente | 19-12-2014
Os dias de frio intenso chegaram. A exposição a temperaturas baixas pode provocar o aparecimento de várias doenças, como gripe, pneumonia, bronquite e agravamento de doenças crónicas, sobretudo respiratórias e cardíacas.

Curso de Formação de Voluntários

Equipa Editorial | 27-03-2015
Serviço de Psicologia do CHO promove curso destinado aos voluntários da Liga dos Amigos do Hospital de Torres Vedras.
Ver notícias

Suporte

Em caso de dúvida, aceda ao suporte online ou contacte-nos.

Saiba mais sobre

  • Serviços electrónicos

    Conjunto de serviços que facilitam a sua interação com os profissionais de saúde e com o Serviço Nacional de Saúde (SNS)

  • Monitorização da saúde

    Funcionalidades de registo, monitorização e partilha de dados de saúde

Ainda não é utilizador do Portal do Utente?

Clique pela sua saúde